Início >> Ufba Em Pauta >> Departamento de Estatística promove palestra sobre contribuições de análises de outliers

Presença de outliers causa prejuízos à interpretação

A pesquisa intitulada Contribuições à Análise de Outliers em Modelos de Equações Estruturais será apresentada em seminário ministrado pelo professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática - EST/IM UFBA Rodrigo Bulhões. O evento acontecerá às 11h do dia 08 de maio, na sala 12 do Instituto de Matemática e integra o Ciclo de Palestras do DEST.

A presença de outliers causa prejuízos à interpretação dos resultados de testes estatísticos aplicados a amostras. Por esta razão, o professor Rodrigo, realizou uma pesquisa que tem por objetivo detectar quais as irregularidades no ajustamento resultantes do impacto provocado pela presença de outliers no conjunto de dados.

Rodrigo Bulhões é mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência Paramétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise multivariada, modelos de regressão e estatística aplicada.