Início >> Ufba Em Pauta >> Professor Olival Freire lança livro na Reitoria

Professor Olival Freire lança livro na Reitoria

Obra traz teoria quântica na segunda metade do Sec. XX

O lançamento do livro “The Quantum Dissidents Rebuilding the foundations of quantum Mechanics (1950-1990)”, do autor Olival Freire Junior que é Pró-Reitor de Pós Graduação e professor do Instituto de Física da UFBA, acontece às 17h da quinta-feira, dia 26/03, no Palácio Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela.  A obra tem o selo da editora Springer.

A obra

O livro conta a história fascinante das pessoas e eventos por trás das turbulentas mudanças nas atitudes face à teoria quântica, na segunda metade do século XX. O enorme sucesso desta teoria quanto à predição de novos fenômenos envolvendo a luz, átomos, moléculas e suas interações foi acompanhado, desde o início, por dúvidas e controvérsias sobre seus fundamentos e interpretações. Este livro examina em detalhe como a pesquisa sobre fundamentos evoluiu desde o fim da Segunda Guerra, quando ela foi reavivada, até os anos 1990, quando esta pesquisa passou a integrar as promessas tecnológicas associadas à informação quântica.

O volume traz a história dos dissidentes quânticos, os cientistas que trouxeram este tema de uma posição marginal na física para uma posição valorizada na pesquisa nesta disciplina. O livro é também uma história de conceitos, experimentos e técnicas, e das relações entre a física e a sociedade, abordando temas como Guerra Fria, Macartismo, Zhdanovismo, e as contestações políticas e culturais do final da década de 1960.