Início >> Ufba Em Pauta >> Bancada baiana é destaque na Frente Parlamentar pelas Universidades

Bancada baiana é destaque na Frente Parlamentar pelas Universidades

Evento da Andifes marcou lançamento da Frente

Parlamentares baianos foram destaque na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que marcou o relançamento da Frente Parlamentar em Apoio das Universidades Federais, na manhã desta quarta-feira (11/03), em Brasília.

“Tenho certeza de que nossa iniciativa [de reunir os congressistas baianos na Reitoria, na segunda-feira, para explicar os principais desafios da UFBA diante do cenário de corte de 30% das verbas para as federais], festejada publicamente pela direção da Andifes, teve papel decisivo para isso”, afirmou o reitor João Carlos Salles, que participou do encontro.

A Frente Parlamentar é formada por parlamentares de todos os Estados para, junto com os reitores, debater e construir projetos para o aperfeiçoamento do sistema de Universidades Federais. No passado, a ação da Frente foi fundamental para garantir avanços para a educação, como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a PEC 59 e a vinculação dos royalties do petróleo à educação.

“Só será possível retomar o crescimento econômico a longo prazo com verdadeira inclusão social se mantivermos a política de valorização do ensino superior”, afirmou o deputado federal Jorge Solla (PT), ao final do encontro. Também presente, a deputada Alice Portugal (PC do B) enfatizou a importância do caráter suprapartidário da Frente Parlamentar na luta por melhorias para a educação.

Além desses, os outros parlamentares baianos que apoiam a UFBA são a senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados federais Alice Portugal (PC do B), Arthur Maia (SDD), Antônio Brito (PTB), Benito Gama (PTB), Cláudio Cajado (DEM), Davidson Magalhães (PC do B) José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR) e Moema Gramacho (PT).