Início >> Ufba Em Pauta >> OSUFBA apresenta a 9ª Sinfonia de Beethoven para celebrar final de temporada

OSUFBA apresenta a 9ª Sinfonia de Beethoven para celebrar final de temporada

Evento é gratuito e aberto à sociedade

Para celebrar os 60 anos de atividades da Escola de  Música da UFBA, e de seus grupos musicais permanentes OSUFBA e Madrigal,  o maestro José Maurício Brandão organizou durante o ano de 2014, o Festival Beethoven. No encerramento desta temporada, o público será presenteado com a Nona Sinfonia de Beethoven. Esta apresentação será coroada com as parcerias valiosas dos Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis (NEOJIBÁ), da Associação Lírica da Bahia (ALBA) e do Teatro Castro Alves (TCA). Serão dois concertos com entrada franca, neste domingo, dia 14/12/14, às 18 horas, na Reitoria da UFBA e no dia 15, às 20 horas, na sala principal do Teatro Castro Alves.

A Nona Sinfonia

Completada em 1824, a sinfonia No. 9 em ré menor, Op 125, "Coral", mais conhecida como Nona Sinfonia ou simplesmente A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada um ícone da humanidade, um dos maiores feitos do ser humano. A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria), uma ode escrita por F. Schiler em seu último movimento.

Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada posteriormente. A obra é de grande relevância para a cultura mundial, pelo seu discurso à alegria, à liberdade e a fraternidade. Motivos mais que nobres e adequados para o fechamento dessa temporada.