Início >> Ufba Em Pauta >> Coordenador de ensino da PROPG preside comissão de programa de bolsas da OEA

Coordenador de ensino da PROPG preside comissão de programa de bolsas da OEA

Comissão é responsável pela seleção de candidatos

Pelo segundo ano consecutivo, o Coordenador de Ensino de Pós-Graduação da PROPG-UFBA, professor Ronaldo Lopes Oliveira, preside os trabalhos da comissão do Programa de bolsas, na Organização dos Estados Americanos (OEA), que está reunida em Washington (EUA), desde o dia 27/10 até esta sexta-feira (31/10).  A comissão que é formada por seis professores universitários brasileiros e pelos coordenadores gerais do Programa, no Brasil e na OEA, tem a responsabilidade de realizar a seleção final dos 447 candidatos a serem beneficiados com as bolsas, a partir dos 1910 candidatos pré-selecionados.  Os 447 candidatos selecionados iniciarão seus estudos em 2015.1 e o processo seletivo deve atender critérios pactuados no edital que contemplem diversidade de gênero, de distribuição geográfica, priorizando países de menor IDH e candidatos docentes da educação superior.

Mais de 45 Universidades brasileiras participam do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação – PAEC OEA/GCUB. No PAEC são oferecidas bolsas de estudos para candidatos de países das Américas virem cursar Mestrado ou Doutorado no Brasil. Mais de 5.000 candidatos oriundos de mais de 30 países foram avaliados pelas Universidades brasileiras participantes, resultando em 1910 pré-selecionados.  A UFBA é a segunda Instituição com maior número de vagas oferecido, perfazendo um total de 41, distribuídas em 18 de seus cursos de Mestrado e Doutorado.