Início >> Ufba Em Pauta >> Artes e Tecnologias serão temas de palestra no IHAC

Artes e Tecnologias serão temas de palestra no IHAC

Atividade é gratuita e focará convergência entre áreas

O questionamento a cerca “do que falamos quando falamos de Artes e Tecnologias” será amplamente debatido durante a palestra “Artes e Tecnologias – ou o jardim dos caminhos que se bifurcam”, ministrada pela Professora da Universidade do Algarve/Portugal, Mirian Nogueira Tavares.  O evento, promovido pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências(IHAC) e que tem à frente os Grupos de Pesquisa Audiosfera, Poéticas Tecnológicas e o Programa Narrativas, Imagens e  Sons da Cidadania, será realizado às 17h desta terça-feira (19/08), na sala 201 do PAF IV, no campus de Ondina.

A atividade com entrada franca, estará focada na análise de trabalho que contemplam a convergência, e sobretudo o diálogo, entre as Artes e as Tecnologias. Associado a esta questão, parte-se da Teoria da Complexidade, proposta pelo químico Ilya Prigogine, pretendendo convocar outros pensadores que se dispuseram a compreender a riqueza do diálogo estabelecido entre as Artes e as Ciências sem reduzi-lo a uma questão de hierarquização ou de genealogias.

Professora Mirian Nogueira Tavares
Com formação acadêmica nas Ciências da Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais (doutorou-se em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia).  Desenvolve trabalho de investigação e de produção teórica, em domínios relacionados com o Cinema, a Literatura e outras Artes, bem como nas áreas de estética fílmica e artística. Atualmente é Coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação - http://www.ciac.pt/ e Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.