Início >> Ufba Em Pauta >> Facom participa de pesquisa que mapeia hábitos de jovens na Internet

Facom participa de pesquisa que mapeia hábitos de jovens na Internet

Estudo catalogará consumo dos meios de comunicação

Hoje (12/08), a Rede Brasil Conectado – grupo formado por pesquisadores de universidades de todo o país, entre eles pesquisadores da Faculdade de Comunicação da UFBA – lança o questionário da “Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” que envolve perguntas sobre o uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos com o objetivo de comparar resultados das diferentes regiões, a fim de conhecer a diversidade brasileira.

A pesquisa que na Bahia é liderada pelo Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem, coordenado pela professora Regina Gomes, enfatizará as plataformas digitais a fim de investigar as práticas, fluxos e rituais de jovens entre 18 e 24 anos na internet e pretende reunir respostas de milhares de pessoas. A página do questionário está disponível no site da Rede Brasil Conectado.

Através do estudo será possível mapear o consumo dos meios de comunicação, tendo seus resultados amplamente divulgados em 2015. Os interessados em obter mais informações podem acessar o  http://redebrasilconectado.wordpress.com/

A pesquisa foi iniciada em 2012, tendo em suas atividades o mapeamento das práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. A Rede é coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conta com equipes em 26 estados mais o Distrito Federal.  Na Bahia, a rede atua em parceria com a Faculdade de Comunicação da UFBA.