Início >> Ufba Em Pauta >> Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física será neste sábado

Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física será neste sábado

Atividade é projeto de extensão do Instituto de Física

Estudantes de 40 municípios baianos farão as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) neste sábado (09/08), das 13 às 17h. Os classificados de Salvador farão as provas no PAF I, Campus de Ondina e no interior do Estado, as provas serão aplicadas em 30 cidades. Da Bahia foram classificados 2 mil estudantes, dos 11 mil que fizeram as provas da primeira fase, de 150 escolas em 60 municípios. A Bahia ficou em terceiro lugar em número de classificados, entre os 26 mil estudantes do Ensino Médio e 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares de todo país.

A Olimpíada Brasileira de Física é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB, a UNIVASF, a UFOB e o IFBA. Além de promover desafios, a Olimpíada Brasileira de Física tem entre seus objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidades do Ensino Médio e Fundamental e identificar estudantes talentosos em Física, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A Olimpíada Brasileira de Física também é responsável pela seleção e preparação das equipes brasileiras que participam da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) e da International Physics Olimpiad (IPhO).  Na última Olimpíada Internacional (45ª IPhO), ocorrida em julho último, a equipe brasileira formada por cinco estudantes, concorrendo com 400 estudantes de 80 países, conquistou cinco medalhas de Bronze. Na OIbF, em que participam os países da América Latina mais Portugal e Espanha, o Brasil é o país campeão, com maior número de medalhas.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBF, Profa. Maria das Graças R. Martins, do Instituto de Física da UFBA, pelo telefone (71) 3283-6610 ou na página www.obfba.fis.ufba.br e no site da OBF Nacional (www.obf.org.br).