Início >> Ufba Em Pauta >> Museu Afro-Brasileiro da UFBA inaugura exposição nesta sexta-feira

Museu Afro-Brasileiro da UFBA inaugura exposição nesta sexta-feira

O Ciclo do Tempo permanece até 31 de março

 

 

Museu Afro-Brasileiro recebe a exposição O CICLO DO TEMPO - Imortalidade e Ancestralidade, com abertura nesta sexta-feira (24/01/2014), às 17h, na sala principal. A mostra se propõe a apresentar, através da ótica espiritualista da Brahma Kumaris, os principais aspectos deste ciclo. Com projeto expográfico do premiado artista baiano Ray Vianna e curadoria da museóloga Graça Teixeira, a exposição segue em cartaz até o dia 31 de março, com entrada gratuita. Durante a abertura, haverá uma palestra com a coordenadora regional da Brahma Kumaris - Nordeste, Ida Meirelles, sobre a temática.

A mostra utiliza diversas linguagens artísticas e as obras – quadros, instalações, fotografias e vídeos – têm caráter interativo, demonstrando uma abordagem criativa dos conceitos propostos. Trabalhos como ‘A Árvore da Humanidade’, construída a partir de reciclagem de garrafas pet e retalhos de papel, com 4m de altura e 3 mil "folhas de virtudes", simbolizando a ancestralidade da humanidade, e a ‘Escada’, produzida em três dimensões, que apresenta o processo gradual de transformação da humanidade.

Desde a sua abertura ao público, em 1982, o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia contribui para incentivar o entendimento da diversidade cultural, constituindo-se num espaço de referência para ações de afirmação identitária. Desenvolve um projeto destinado ao atendimento do público escolar, como incentivo à aplicação da lei 10.639/03 que determina a inclusão da história e culturas africanas e afro-brasileiras no currículo escolar, difundindo conhecimentos acerca destas culturas, visando contribuir para a eliminação do preconceito racial e o combate à intolerância religiosa.