Início >> Ufba Em Pauta >> Solenidade marca os cinco anos do IHAC

Solenidade marca os cinco anos do IHAC

Unidade abriga os quatros BIs e dois programas de pós

Com uma cerimônia que acontece a partir das 19h desta quinta-feira (05/12), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) marca a passagem dos seus cinco anos, completos no último dia 03/12.  O evento que será realizado no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela, terá a participação de estudantes, servidores, professores, familiares e amigos do instituto, além da Reitora Dora Leal Rosa, o Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar de Almeida Filho, além dos Professores Albino Rubim (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) e Sérgio Farias, ex-diretores do Instituto.

O IHAC é uma unidade universitária da UFBA fundada em 2009.  Atualmente conta com mais de 4.000 estudantes de graduação e pós-graduação (em sua maioria, egressos de escolas públicas), 54 professores e 22 servidores, quatro bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde), quatro áreas de concentração próprias e inúmeras áreas de concentração promovidas em conjunto com outras unidades.

Os programas PIBIC, PET, PET Indígena e ACCS se somam aos dois programas multidisciplinares de pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Cultura e Sociedade e Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) e ao Mestrado em Relações Internacionais com primeira seleção já em andamento.  O instituto dispõe de diversos grupos e núcleos de pesquisa, oferecendo, também, um variado elenco de atividades de extensão e eventos.

A UFBA foi uma das instituições pioneiras na oferta de bacharelados interdisciplinares no país  — atualmente, há cerca de 40 cursos desta natureza no Brasil. A nova arquitetura de formação dos BI permite maior flexibilização da experiência universitária, articulando diversas áreas de conhecimento e sintonizando os currículos universitários com as novas possibilidades de formação que emergem da sociedade contemporânea.  Saiba mais sobre o IHAC em www.ihac.ufba.br .