Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA inaugura Laboratório de Estudos do Petróleo com financiamento da Petrobras

UFBA inaugura Laboratório de Estudos do Petróleo com financiamento da Petrobras

Inauguração acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 15h

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugura nesta sexta-feira (16 de dezembro) o Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro). O Lepetro, coordenado pelo Prof. Antônio Fernando de Souza Queiroz, se constitui no primeiro laboratório na Região Nordeste capacitado para atuar na avaliação e remediação de áreas de manguezais impactadas pela indústria do petróleo. Esse conjunto laboratorial foi financiado pela Petrobras no âmbito da Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (Ecoai), tendo sido investidos R$3 milhões na ampliação da sua infraestrutura.

Com as técnicas analíticas desenvolvidas no Lepetro, é possível avaliar a contaminação e a ecotoxicidade de regiões, principalmente manguezais, próximas às atividades de exploração, produção, refino e transporte de petróleo e derivados da Bahia. Estas investigações permitem o desenvolvimento de metodologias apropriadas à mitigação dos possíveis danos ambientais. O diferencial do Lepetro é desenvolver processos tecnológicos apropriados para a caracterização geoquímica, associando aspectos de petróleo e de meio ambiente.

As pesquisas também buscam inovação tecnológica para a recuperação de ecossistemas costeiros. A expectativa é que estudos comparativos com áreas não afetadas permitam avaliar e definir formas de recuperação para sedimentos e água contaminados. O Lepetro permitirá ainda que seja expandido o suporte analítico às atividades de pós-graduação desenvolvidas pelos programas de pós-graduação do Instituto de Geociências da UFBA e de forma mais particular pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro), que recebe grande suporte analítico desse parque laboratorial.