Início >> Ufba Em Pauta >> Instituto Roerich mostra na UFBA excursão feita ao Himalaia

Instituto Roerich mostra na UFBA excursão feita ao Himalaia

Palestra, às 17h, tem parceria do IHAC

Membros do Instituto Roerich da Paz e da Cultura do Brasil compartilham impressões do Projeto de Intercâmbio Cultural “Brasil: muitas raízes, um legado de paz” em palestra nesta segunda-feira (dia 5 de dezembro), às 17h, na Sala de Videoconferência do PAF 3 (Campus de Ondina). Selecionado no edital do Ministério da Cultura (Minc), o projeto inclui ações como o show “Capoeira chorada”, que em outubro levou um patchwork de autênticas manifestações culturais brasileiras a cidades do norte da Índia, no Himalaia. Pela primeira vez, a cultura brasileira chegou àquela região de natureza exuberante e inúmeros templos religiosos, onde o gosto pela dança, música e gastronomia constituem um traço marcante de seu povo. Promovida pelo Instituto Roerich em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA, a palestra “Brasil: muitas raízes, um legado de paz - o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil e sua experiência de união cultural no Himalaia" tem entrada franca.

A turnê partiu de Naggar, no Vale do Kullu, onde o artista, arqueólogo e filósofo humanista Nicholas Roerich (1874-1947) viveu seus últimos 20 anos, desenvolvendo projetos artísticos, humanitários e científicos. De lá passou pelas cidades de Barmana, Darlaghat e foi encerrada em Shimla, capital da Índia, na época da dominação britânica. O espetáculo "Capoeira chorada" foi visto ainda por cerca de dez mil pessoas, no Festival de Dusshera, um dos mais importantes do calendário cultural indiano. Diálogo do chorinho com a capoeira Angola, o ijexá, maculelê e samba de roda, o show reuniu os músicos Lula Gazineu (violão e voz) e Luiz de Codes (flauta), integrantes do Madrigal da UFBA, e Átila Coutinho (percussão), estudante da Escola de Música da UFBA; o mestre de capoeira Walter Santa Rosa e seu aluno, Glauber Santos, aluno do Bacharelado Interdisciplinar (UFBA); além da coreógrafa e bailarina Isabela Saffe.

Com sede em Salvador, o Instituto Roerich da Paz e da Cultura do Brasil vem desenvolvendo ações para a cultura de paz desde 1999 e há três anos frequenta as celebrações pelo aniversário de nascimento de Nicholas Roerich, a convite do International Roerich Memorial Trust, entidade promotora do evento, com sede em Naggar, onde se mantém parte importante do legado de Roerich. Este ano a participação do Instituto Roerich do Brasil extrapolou ao evento. Além do show “Capoeira chorada” o projeto também realizou uma Oficina de Capoeira Angola com crianças e adolescentes do Vale do Kullu.