Início >> Ufba Em Pauta >> Livro de professor da UFBA conquista primeiro lugar no Prêmio Jabuti

Livro de professor da UFBA conquista primeiro lugar no Prêmio Jabuti

Obra venceu na categoria de Ciências Exatas

O livro “Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais”, organizado pelo professor da Universidade Federal da Bahia Olival Freire Júnior foi o vencedor da categoria Ciências Exatas do Prêmio Jabuti 2011, cujo resultado foi anunciado nesta segunda-feira (17 de outubro). Organizado em conjunto com Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg, a obra foi lançada em 2010 e reúne textos de 28 autores, que exploram aspectos dessa teoria científica.

“Eu estou especialmente muito feliz, porque este prêmio é o reconhecimento de um projeto de pesquisa ao qual tenho dedicado quase os últimos dez anos. É um projeto de pesquisa que eu comecei praticamente em 2001. Uma evidência disso é que o livro é uma obra coletiva, mas praticamente metade dos autores ou são alunos ou colaboradores meus no Brasil e fora do Brasil. Eu encaro o Prêmio Jabuti como reconhecimento do trabalho realizado ao longo deste tempo”, comemorou Olival Freire.

Publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, o livro tem colaboração dos professores Aurino Ribeiro Filho, Ileana M. Greca e José Luís P. B. Silva, bem como dos alunos ou ex-alunos Alessandro Frederico da Silveira, Fábio Freitas, Frederik M. dos Santos e Indianara Lima Silva. Grande parte da obra foi gestada em projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, cujos coordenadores compartilham, com os autores, da satisfação pelo prêmio.