Início >> Ufba Em Pauta >> Docente da UFBA ministra curso na Universidade de Paris 8

Docente da UFBA ministra curso na Universidade de Paris 8

Ricardo Biriba é professor da Escola de Belas Artes

O Prof. Ricardo Biriba, docente da Escola de Belas Artes da UFBA, ministra curso de Pedagogia da Performance na Universidade de Paris 8, como professor convidado do departamento de Artes Plásticas da instituição francesa. O curso tem uma carga de 40 horas de atividades teóricas e práticas e está situado no domínio das artes das imagens e arte contemporânea e promove estudos de natureza interdisciplinar com base na performance, arte de ação e escultura de comportamento. Tem como objetivos discutir novas possibilidades de formação do artista e do professor de artes, com aprofundamento nos estudos do corpo do performer na produção artística contemporânea; desenvolver experimentos com o corpo do artista visual em formação e abrir novas possibilidades de criação em artes visuais a partir da própria imagem do artista. O curso tem a coordenação do Prof. Eric Bonnet.

A Univeridade de Paris 8 se destaca enquanto centro de formação de alto nível, oferecendo os cursos de  filosofia, sociologia, antropologia, comunicação, ciência da educação, artes das imagens, artes do espetáculo e música. A UFBA tem amplo convênio com a Universidade Paris 8 que já se destaca como uma das mais procuradas pelos estudantes e pesquisadores baianos, pelo seu caráter interdisciplinar no campo da pesquisa em ciências humanas e artes. O Prof. Biriba atualmente desenvolve pesquisa, como bolsista da Capes em nível de pós-doutorado, sobre os estados performáticos e as performances de rua das cidades de Paris, Lyon, Roma, Veneza, Florença, Barcelona, Marrakech e Dakar, sob a supervisão do filósofo François Soulages. Durante seu estágio, apresentou conferências performáticas no Instituto Nacional de História da Arte de Paris (INHA), Universidade de Paris 8 e no Café Philosophie. Apresentou ainda performances artísticas e participou de exposição coletiva na galeria do Cinema dos Cineastas, onde expôs sete fotografias de suas pesquisas desenvolvidas na cidade de Cachoeira, Bahia, sobre os “estados performáticos” da Festa da Nossa Senhora da Boa Morte.