Início >> Ufba Em Pauta >> Grupo de Teatro da UFBA participa de festival na Bielo-Russia

Grupo de Teatro da UFBA participa de festival na Bielo-Russia

Grupo apresentará a peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues

O grupo de teatro Panacéia Delirante, da Escola de Teatro da UFBA, foi convidado pela Belarusian State University para representar a UFBA com o espetáculo Dorotéia no '8th International Student Theatre Festival "Teatralny Koufar", em Belaurus, Minsk, Bielo-Russia, entre 25 de setembro e 02 de outubro deste ano. Na história do festival é a primeira vez que um grupo brasileiro é convidado.

Esta montagem premiada, da peça homônima de Nelson Rodrigues, tem um elenco composto por Camila Guilera, Jane Santa-Cruz, Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick. Resultado de uma investigação teatral de três anos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica — PIBIC, o projeto Da Negação do Amor: Um Estudo da Anatomia Emocional das Personagens da peça Dorotéia de Nelson Rodrigues é de autoria da profa. Hebe Alves, docente da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, com as estudantes do Bacharelado em Artes Cênicas da UFBA e bolsistas PIBIC. Atualmente, as atrizes Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick são mestrandas do PPGAC-UFBA e realizam pesquisas a partir de desdobramentos deste projeto de iniciação científica.

Além do financiamento de bolsas Pibic com apoio do CNPQ e da UFBA, Dorotéia foi contemplado com o edital de montagem do Ministério da Cultura do Brasil - Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009,  e financiado pelo Programa BNB de Cultura - Banco do Nordeste edição 2011, parceria BNDES pelo qual circulará, neste segundo semestre de 2011, pelas cidades de Valença e Jequié – Bahia.

O GRUPO

O Panacéia Delirante tem suas raízes no final de 2007, quando a diretora Hebe Alves retorna da França para defender sua tese de doutorado: Processos de Encenação e Formação do Ator: O Desdobramento de Personagens, O Continuum de Reflexo de Susto e o Gesto Psicológico na Composição Cênica de Textos de Nelson Rodrigues. Pouco antes da obtenção do título, Marcos Barbosa, dramaturgo da adaptação de Macunaíma, lhe apresenta o texto de Larilará, Macunaíma Sarava, como sugestão literária que servisse de ponto de partida para o desenvolvimento de um processo de investigação estética e de trabalho de ator.

No início do primeiro semestre do ano que se seguiu, Hebe Alves já coordenava, com o auxílio de diversos profissionais, uma equipe de dezenove atores (estudantes do bacharelado em Interpretação Teatral da Universidade Federal da Bahia) na busca de possibilidades de interpretação que revelassem uma poética que representasse o espírito antropofágico do brasileiro.

O resultado final do programa se constituiu na apresentação de algumas cenas do texto. Entretanto, a experiência de construção artística não linear - que agrega elementos das mais distintas origens e se desenvolve ao mesmo tempo em se reflete e discute o discurso que está sendo tecido - inquietou parte dos participantes, que decidiram dar continuidade ao trabalho dentro de um grupo. Nascia o Núcleo de Estudos, Processos e Criação da Cena.

Com o término dos estudos cênicos relacionados a Macunaíma, cinco atrizes integrantes do projeto, Camila Guilera, Jane Santa Cruz, Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick afirmaram o desejo de encabeçar uma pesquisa teatral que fosse contínua e que realizasse, com regularidade, atividades de diálogo com a sociedade.