Início >> Ufba Em Pauta >> Desafios da redução de danos é tema de simpósio da ARD-FC

Desafios da redução de danos é tema de simpósio da ARD-FC

Local é o auditório do Centro de Recursos Humanos

O auditório do Centro de Recursos Humanos (CRH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, localizado na Estrada de São Lázaro, 197, na Federação, recebe nos dias 6 e 7 de outubro a realização do simpósio "Redução de danos e os desafios frente às políticas públicas", promovido pela Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), atividade de extensão da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA. A primeira parte do evento contará com duas mesas-redondas formadas por professores e especialistas que debaterão o tema “Redução de danos”, no dia 6 de outubro, das 9 às 12h30. Ainda no primeiro dia, no turno vespertino (das 14 às 17h30), ocorrerá a segunda parte do simpósio, com o tema “Legislação e políticas públicas sobre drogas”, dividido em duas mesas-redondas ministradas por professores e pesquisadores das áreas específicas. 

O minicurso “Redução de danos como prática de educação popular: reinventando o método Paulo Freire”, no dia 7 de outubro, das 9 às 12h, será coordenado por redutores da ARD-FC e colocará em pauta o trabalho do redutor de danos como uma prática da educação popular. À tarde ocorrerá o cinedebate “Redução de danos pelo mundo”, das 14 às 16h30. Para encerrar, vai acontecer uma atividade cultural, com apresentação teatral, entrega de insumos (com a equipe de redutores de danos ARD-FC) e exposição de folders, pôsteres e banners, no dia 7 de outubro, a partir das 17h. 

O objetivo do simpósio é contribuir na construção de um saber que possibilite aos estudantes, uma leitura mais crítica da problemática que envolve o consumo e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, repensando e reconstruindo formas de garantir o respeito ao usuário e aos seus direitos enquanto cidadãos, a partir da oferta de elementos para a reflexão e a crítica sobre os assuntos selecionados, quais sejam: “Droga – uma questão de saúde pública”, “Redução de enganos: política sobre drogas e redução de danos”, “Desafios para uma assistência qualificada e integral”, “Relatos do campo”, “Drogas e cultura: a relação do uso e o contexto social”, “Direitos humanos, juventude e criminalização”, “O antiproibicionismo em questão: política proibicionista e seus impasses” e “Atualizações sobre a legislação”.

As inscrições para o simpósio são gratuitas, mas as vagas são limitadas, 100 para as palestras e cinedebate e 30 vagas para o minicurso. Para se inscrever, envie e-mail para ardsimposio@gmail.com com seu nome completo, instituição, curso e o interesse em participar das palestras e/ou do minicurso. Informamos que o simpósio tem carga horária de 10 horas para palestras e cinedebate e três horas para minicurso, com emissão de certificado para as duas categorias de atividades, para aqueles que frequentarem 75% da carga horária total.