Início >> Ufba Em Pauta >> Livro da Edufba destaca valor da música como instrumento educativo

Livro da Edufba destaca valor da música como instrumento educativo

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lança o livro A música na educação básica, organizado por Ana Katia Alves dos Santos e Hildonice de Souza Batista, nesta sexta-feira (dia 9 de setembro), às 20h. O evento acontece no Hotel Pituba Plaza, em Salvador, e integra a programação do I Fórum Nordestino de Musicoterapia e do VIII Fórum Baiano de Musicoterapia. Esta publicação nasceu a partir da aprovação da Lei 11.769/08, que regula o ensino da música nas escolas de educação básica em todo Brasil.

A lei em questão, infelizmente, não resolve por si só os desafios que aparecem com a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. E a obra surge nesse contexto, com o objetivo de contribuir com o momento histórico pelo qual está passando a educação musical em nosso país, em consonância com os ideais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da International Society for Music Education (ISME).

Dentre os temas abordados em A música na educação básica estão a compreensão da linguagem musical em níveis sensível, crítico e estético; a diversidade de repertórios musicais presentes na sociedade brasileira; os perfis socioculturais dos alunos e professores; os sistema de avaliação de aprendizagem e fatores do cotidiano escolar.