Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e Petrobras assinam convênio do Parque Tecnológico de Salvador

UFBA e Petrobras assinam convênio do Parque Tecnológico de Salvador

Evento inaugura Laboratório de Elevação Artificial

Na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, às 14h, na Escola Politécnica da UFBA, durante a cerimônia de inauguração do Laboratório de Elevação Artificial, será assinado termo de convênio entre a Petrobras e a UFBA para o projeto executivo do Centro de Tecnologia em Energia e Campos Maduros do Parque Tecnológico de Salvador. Assinará o convênio a reitora Dora Leal Rosa o presidente José Sérgio Gabrielli e, representando o Estado da Bahia, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara e o Secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Estará presente à cerimônia o senhor Elias Ramos de Souza, Superintendente de Planejamento e Pesquisa da ANP, entre outras autoridades.

O convênio, no valor de R$ 828.450,00 (oitocentos e vinte e oito mil e quatrocentos e cinqüenta reais) em parcela única, abrange a confecção dos projetos básicos, arquitetônico e de engenharia para a construção do empreendimento. Nas futuras instalações do Centro estão previstos os Núcleos de Recuperação Especial de Petróleo (Nuresp), de Ensaios Orgânicos e Inorgânicos (Neoi), de Simulação, de Facilidades Administrativas e de Metrologia. A estimativa é um investimento total de R$ 25 milhões.

De acordo com o plano de trabalho, o prédio do Centro de Tecnologia terá uma área total de 5.800 m2, com cinco andares para laboratórios, salas de reunião, salas de controle e análises, e equipamentos. Serão quatro núcleos: Recuperação Especial de Petróleo, Ensaios Orgânicos e Inorgânicos, Núcleo de Metrologia (com a participação do Ibametro) e Núcleo de Simulação, além de dois laboratórios de preparação de amostra petrofísica.

A UFBA é uma das parceiras do Parque Tecnológico da Bahia. Executado pela SECTI, o empreendimento será o principal instrumento de atração de pesquisa de ponta para a Bahia, abrigando um consórcio de incubadoras e empresas de base tecnológica na Bahia. Representará também um centro de convergência do sistema estadual de inovação no Estado, nas esferas pública, acadêmica e empresarial.

O Parque Tecnológico é concebido em três eixos centrais: o da inovação (como instrumento de atração de empresas), da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica). As áreas prioritárias serão biotecnologia e saúde, energia e ambiente, tecnologia da informação e da comunicação.

Laboratório de Elevação Artificial

O Laboratório de Elevação Artificial (LEA), também desenvolvido em uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) é voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de produção de petróleo, estudos avançados e pesquisa dos métodos de elevação em petróleo, sendo capaz de reproduzir condições similares às encontradas na operação. O LEA faz parte da Rede de Revitalização de Campos Maduros e foram investidos R$ 1,9 milhão na implantação do laboratório.

Neste laboratório, pioneiro no Brasil, três poços de produção de petróleo em escala real, exceto pela profundidade, foram construídos. O primeiro poço será equipado com um sistema de Bombeio Centrífugo Submerso (BCS) e o segundo será equipado com um sistema completo de Bombeio Mecânico (BM), em escala 1:1. Já o terceiro poço deverá ser equipado com um sistema de Bombeio de Cavidades Progressivas (BCP).

Os poços possuem diversos recursos didáticos, como partes em acrílico para a visualização dos fenômenos fluidodinâmicos, que normalmente ocorrem no fundo de um poço de petróleo, o que proporcionará à indústria do petróleo um ambiente adequado para validações, testes e simulações em condições próximas às reais de produção, propiciando a obtenção de resultados efetivos sem afetar a produção de poços reais.

Em um único ambiente será possível encontrar todos os recursos necessários à pesquisa, ao desenvolvimento e ao ensino relacionado com a produção de petróleo, como elevação artificial, campos inteligentes, técnicas avançadas para integração de sistemas de produção, sensoriamento, controle avançado, sistemas mecatrônicos, entre outros.

Data: 26 de agosto de 2011

Horário: 14h30

Local: Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial (CTAI) – 2º andar da Escola Politécnica da UFBA

Endereço: Rua Aristides Novis nº 2, Federação – Salvador (BA)