Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisa colaborativa é tema de seminário do forum Marcando Encima

Pesquisa colaborativa é tema de seminário do forum Marcando Encima

Profa. Cláudia Sepúlveda ministra as atividades

Nesta sexta-feira (26 de agosto), a Profa. Cláudia Sepúlveda conduzirá mais um seminário do Marcando Encima, abordando o tema “A natureza da pesquisa docente: a experiência de um grupo colaborativo de pesquisa em inovações educacionais”. Segundo ela, “a formação de grupos colaborativos de pesquisa entre professores de diferentes níveis de ensino tem sido proposta como resposta a diferentes problemas relativos à produção de conhecimento na área de educação e ao desenvolvimento profissional docente”. Serão apresentados no seminário alguns dos resultados de uma experiência de pesquisa colaborativa realizada por um grupo formado por professores da Educação Básica, pesquisadores e estudantes de universidades públicas, que tem se dedicado à investigação sobre inovações educacionais para o ensino de biologia e química.

Essa colaboração teve início a partir de uma iniciativa implementada desde novembro de 2007 pelo Laboratório de Ensino, História e Filosofia da Biologia (IB-UFBA), visando à diminuição da lacuna pesquisa-prática, ou seja, a distância entre a produção de conhecimento pela pesquisa educacional e as práticas dos professores. Será dado enfoque à prática de pesquisa situada na escola desenvolvida pelo grupo, os critérios de rigor e qualidade aos quais se busca responder, e as opções epistemológicas, metodológicas e axiológicas adotadas para assegurar a qualidade da pesquisa. Argumentaremos que o modelo de pesquisa colaborativa desenvolvida ao longo desta colaboração se apresenta como uma terceira via em relação à dicotomia entre o modelo linear e o modelo pragmático de produção do conhecimento educacional.

O seminário acontece às 16h, no Auditório II da Faculdade de Educação da UFBA (Faced), no Vale do Canela. O Marcando Encima é um forum permanente de debate sobre temas de Ensino de Ciências e Matemática, que ocorre toda última sexta‐feira do mês, Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Faculdade de Educação da UFBA. Apoio: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Os presentes receberão declaração de participação.