Início >> Ufba Em Pauta >> Arquivologia na UNEB é tema de monografia na UFBA

Arquivologia na UNEB é tema de monografia na UFBA

Professor da UNEB orientou trabalho de aluna no ICI

A monografia de conclusão de curso da graduanda em Arquivologia Sany Santana Sena, intitulada “A Universidade do Estado da Bahia - UNEB: evolução e perspectivas da Arquivologia em uma universidade multicampi, foi apresentada na sexta-feira (29 d julho) no Instituto de Ciência da Informação da UFBA. O trabalho apresenta um histórico do desenvolvimento da arquivologia e da ação dos profissionais da área na implantação da estrutura e cultura organizacional, favoráveis ao cumprimento dos objetivos institucionais previstos pela legislação, quanto à gestão, conservação, disseminação do conhecimento e a evolução de um sistema de arquivo.

Tece considerações sobre a trajetória da organização, do funcionamento e da política institucional desenvolvida pelo Sistema de Arquivo Central da Universidade, órgão este voltado para a preservação da memória institucional. Aborda a disseminação da arquivologia, em uma universidade multicampi, ressaltando a relevância da documentação produzida pela instituição. Informa sobre a necessidade de ampliação da estrutura físicas e tecnológica, para atender a crescente produção científica, administrativa e cultural da organização. Ressalta a importância dos profissionais das ciências da informação neste processo, sobretudo dos Arquivistas, profissionais da gestão do conhecimento, em uma universidade multicampi.

A monografia foi orientada pelo Prof. Ademir Silva, docente do Campus XIII da UNEB e mestrando do curso de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional da UNEB. Participaram da banca as professoras Celeste Santana e Teresa Coelho, ambas do ICI-UFBA. Segundo a chefa do Departamento de Documentação e Informação do ICI, Profa. Zeny Duarte, esse estudo possibilita uma reflexão sobre a necessidade de políticas para a gestão da informação nas instituições universitárias e a da importância dos arquivistas nesse processo.